sábado, 30 de abril de 2011

A visão Pedagógica...

A prática de artes marciais como o Karatê trata-se de um instrumento muito importante no processo de inclusão social e é uma ferramenta segura para edificar a personalidade e poderosos elos, capaz de criar relações harmônicas entre pessoas de todas as culturas. A disciplina inerente a essa secular arte marcial japonesa, não só ajuda na formação de um caráter rico em valores morais, éticos e espirituais de crianças e adolescentes, mas também na questão da saúde física-emocional,além de tornar a criança um indivíduo mais auto-controlado.
 Outro fator importante de se afirmar dentro dessa visão pedagógica é definir o termo utilizado nas artes marciais para designar o pedagogo,ele é chamado Sensei,e ao contrário do que muitos de nós imaginamos sensei não significa mestre e sim etimologicamente a palavra quer dizer aquele que ensina como verdadeiro "pedagogo".
Temos uma Lei regulamentada que permite o espaço para os profissionais com ou sem Graduação ensinarem as Artes Marciais.
Em contrapartida nos deparamos com a seguinte questão: os profissionais graduados, afirmam que para ser professor de artes marciais é necessária a Graduação em Educação Física.


E voçê o que acha, somente os professores Graduados na área de Educação Física são habilitados a ensinar as artes marciais nas escolas?

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, o assunto é interessante e está bem fundamentado.
    Eu acredito que para aprender Artes Marciais demanda bastante tempo, prática e experiência. Pelos atuais currículos dos cursos de Educação Física, a prática de Artes Marciais é limitada a a um semestre, portanto, pouco tempo para adquirir experiência.
    Um abraço,
    Profª Margô*

    ResponderExcluir